Um repositório digital é uma forma de armazenamento de objetos digitais que tem a capacidade de manter e gerenciar material por longos períodos de tempo e prover o acesso apropriado. (VIANA; MÁRDERO ARELLANO; SHINTAKU, 2005, p. 3).
Sendo locais de armazenagem e disponibilização da informação, logo, repositórios de vídeos, armazenam e disponibilizam vídeos.
Para compreender a lógica de um repositório, este vídeo demonstra de forma divertida:
Um exemplo de repositório de vídeos da área de arte e entretenimento é o
PORTA CURTAS,
um repositório de curtas-metragens, que tiveram o apoio da Petrobras através das leis de incentivo à cultura.
PORTA CURTAS,
um repositório de curtas-metragens, que tiveram o apoio da Petrobras através das leis de incentivo à cultura.
Os repositórios que oferecem fontes para estudo e pesquisa através de vídeos, ou ainda, apóiam a aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem, são chamados de repositórios de vídeos educativos.
Alguns exemplos de repositórios de vídeos educativos:
YouTube EDU
O YouTube EDU é um subsite do YouTube, sendo atualmente o maior espaço da rede no quesito vídeo-aulas. Possui conteúdos voltados à educação, como palestras desenvolvidas em universidades, cursos no formato de vídeo, ou seja, possui conteúdo de diversas universidades e faculdades de renome, como MIT, Stanford, UC Berkeley, UCLA, Yale e / IIT IISc. (COLMAN, 2009).
Disponibilizado a partir de 26 de março de 2009, tem objetivo de oferecer alguns dos maiores cursos universitários para qualquer pessoa com acesso à Internet e uma tela, com o intuito de democratizar o aprendizado.
Composto por diversos canais de Universidades, nas mais diversas temáticas, o YouTube EDU, é o resultado não intencional de um grupo de funcionários que tinha o desejo de destacar os grandes conteúdos educacionais disponibilizados no YouTube por universidades e faculdades. (YOUTUBE, 2009).
Em março de 2010, época que o repositório completou um ano, as informações disponibilizadas no blog oficial do YouTube (GREENBERG, 2010), informavam alguns números, da ordem de:
- Mais de 300 universidades e faculdades;
- Cursos universitários em sete línguas em 10 países;
- Mais de 350 cursos completos ( aumento de 75% desde o início);
- Milhares de estudantes que assistem os vídeos;
- Mais de 65.000 vídeos.
REFERÊNCIAS:
COLMAN, Dan. Introducing YouTube EDU! Open Culture. 2009. Disponível em: < http://www.openculture.com/2009/03/introducing_youtube_edu.html>. Acesso em: 17 out. 2010.
GREENBERG, Obadiah. More courses and more college: YouTube EDU turns one. Broadcasting Ourselves, March, 2010. Disponível em: <http://youtube-global.blogspot.com/2010/03/more-courses-and-more-colleges-youtube.html>. Acesso em: 17 out. 2010.
VIANA, Cassandra Lúcia de Maya; MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel; SHINTAKU, Milton. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customização do Dspace. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS BRASIL, 2005, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: USP, 2005. Disponível em: < http://bibliotecas-cruesp.usp.br/3sibd/docs/viana358.pdf>. Acesso em: 17 out. 2010.
YOUTUBE Team. Releases Notes: 3/26/2009. Broadcasting Ourselves, March, 2009. Disponível em: <http://youtube-global.blogspot.com/2009/03/release-notes-3262009.html>. Acesso em: 17 out. 2010.
Um comentário:
tu sabia que se digitar no google "repositório de vídeos" o teu blog é o segundo que aparece?
ta bombando hein?
Postar um comentário