terça-feira, 21 de setembro de 2010

Em Pauta: Fotografia Digital

Vou ser bem clichê a ponto de dizer que “uma imagem vale mais que mil palavras”, a importância dada a uma fotografia é incontestável, visto que , “[...] sob múltiplos aspectos, se afirma cada vez mais como uma forma de expressão, de informação e de comunicação total [...]” (BAURET, 2000, p. 9).

Nossa história é contada por fotos, nossa memória é formada e auxiliada por estas imagens que convencionamos chamar de fotografias. Portanto, a fotografia tem uma importância extrema na construção da história. A história pode ser contada de diversas maneiras a partir de fotografias, do ponto de vista das fotografias de guerra, da evolução das cidades, dos retratos, enfim, fotografia é realidade. A imagem capturada precisa existir para ser retratada, logo é interpretada como algo real.

Em fins do século XIX e início do século XX a fotografia foi exaustivamente utilizada pra retratar a transformação das cidades.

[...] a preocupação com a documentação transparece na maior parte da produção do século XIX. Havia a intenção explícita de documentar o mundo e representá-lo em suas variáveis sociais e materiais. O espaço urbano e os tipos humanos foram os principais temas registrados. (COSTA; SILVA, 2004, p. 18).
  
 
 De Marc Ferrez, fotografia representando a evolução da cidade do Rio de Janeiro no início do século XX.
 Acesse o site do Instituto Moreira Salles e veja outras fotografias de Marc Ferrez. 

Na medida em que registram imagens que ocorrem no dia-a-dia, as fotografias servem como suporte para o conhecimento coletivo dos indivíduos e se tornam peças fundamentais para recuperar e compreender a história, pois imortalizam o momento do registro e podem ser conduzidas para outros tempos. (VITACHI; BONI, 2009).

A popularização da fotografia especialmente a partir de 1860, segundo Kossoy (1989, p.14), trouxe possibilidades novas de produção de informação e conhecimento.
Os meios de comunicação souberam utilizar, nos idos do início do século passado, com o começo do fotojornalismo, a fotografia como fonte de informação. A fotografia tem uma capacidade enorme de transmitir informações, ao enquadrar uma cena, o fotógrafo consegue captar informações visuais, emocionais e noticiosas. (SOUSA, 2004).


  Migrant Mother, de Dorothea Lange (1936), uma das fotos mais importantes do fotojornalismo.

A história da fotografia, como a conhecemos hoje, remonta ao século XIX, sendo uma invenção do francês Niépce. Química, física, óptica são necessárias para a formação de uma imagem fotográfica. Hoje em dia a tecnologia é um outro componente nesse processo. 
A introdução da tecnologia tem modificado os paradigmas fotográficos, tanto na questão de equipamentos, como softwares para manipulação de imagens, daí a fotografia digital ter atingido um nível de desenvolvimento acentuado. Acrescentaria que tem por vezes sido banalizada. As câmeras fotográficas, presentes em qualquer celular mais moderno, tornam o processo fotográfico acessível a qualquer pessoa, fotografias sem estética ou desprovidas de informações interessantes surgem cada vez rápido e rapidamente são distribuídas via internet, de certa forma ampliando a democratização da informação, de outro ponto de vista enche a rede de imagens sem informação. 

 Exemplo de fotografia sem estética, sem informação.

É fato, porém, que a web 2.0 não seria tão interessantes sem fotografias e vídeos, sendo composta apenas de textos não teria tantos internautas envolvidos.


 REFERÊNCIAS:


BAURET, Gabriel . Introdução. In: ______.  A Fotografia:  História, Estilos, Tendências, Aplicações. Coimbra: Edições 70, 2000. p. 9-13.

COSTA, Helouise Costa; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia no século XIX. In: ______. A Fotografia Moderna no Brasil.  São Paulo: Cosacnaify, 2004.p. 15-31.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
SOUSA, Jorge Pedro.   Fotojornalismo : introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa.  Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004. 1


VITACHI, Jocélia Rosa da Silva; BONI, Paulo César. Londrina Revisitada: a fotografia como registro histórico de duas épocas. In: Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2., 2009, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2009. Disponível em: < http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Vitachi_Jocelia%20Rosa%20da%20Silva.pdf. >Acesso em: 19 set. 2010.

Nenhum comentário: