quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Em Pauta: A questão dos livros

Este blog, como um produto da disciplina Informação em Mídias Digitais, não desaparecerá com o fim do semestre e por conseguinte o fim da minha participação na disciplina. Pretendo postar questões pertinentes ao contexto informacional e as mídias digitais, e sobre isso não faltará assunto. Mas esse semestre foi muito cansativo e hei de desfrutar de umas férias bem merecidas por um tempo ainda não determinado, farei algumas postagens esporádicas. O blog fica aberto à sugestões de conteúdos que são do interesse dos leitores, e que portanto, gostariam  de ler neste espaço.

Deixo a dica de um livro que estou lendo :

DARNTON,  Robert. A Questão Dos Livros - Passado, presente e futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.



 É um livro composto por artigos do autor, onde ele aborda questões sobre o provável fim do livro, o poder do Google, a força das mídias digitais, e as bibliotecas como ficam nesse contexto.

A Cia das Letras disponibiliza alguns trechos aqui.


 
 “Acredito que  a nova tecnologia de informação deveria nos forçar a reconsiderar o próprio conceito de informação. Não deveríamos encará-la como se assumisse a forma de fatos objetivos ou pepitas de realidade prontas para serem garimpadas em jornais, arquivos e bibliotecas, mas como mensagens que são constantemente remodeladas em seu processo de difusão. “ (DARNTON, 2010, p. 47)




Outra dica é uma exposição virtual, que a Biblioteca Nacional Francesa disponibiliza sobre a história da escrita e seus suportes.



 
 
 




      Boas festas! 

Um comentário:

Aliriane F. Almeida disse...

hehehehe

Ah é! Me chamando atenção das referências haha, nem tinha visto.
E tu?
Falou ali que o blog não ía terminar .. mas e cade atualização? :P Tô te seguindo hein.