segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Breve História da Revolução Tecnológica

“Crescei e multiplicai-vos, dissemos, e as máquinas cresceram e se multiplicaram.
Tinham nos prometido que trabalhariam para nós.
Agora nós trabalhamos para elas.
As máquinas que nós inventamos para multiplicar a comida multiplicam a nossa fome.
As armas que inventamos para nos defender nos matam.
Os automóveis que inventamos para nos mover nos paralisam.
As cidades que inventamos para nos encontrar nos desencontram.
Os grandes meios que inventamos para nos comunicarmos não nos escutam nem nos vêem.
Somos máquinas de nossas máquinas.
Elas alegam inocência.
E têm razão”.

Esse pequeno conto retirado do livro “ESPELHOS: uma história quase universal”, de Eduardo Galeano, publicado em 2008, reflete a situação de um mundo onde as máquinas têm exercido grande influência nas pessoas.

A questão da informação tem reflexo nesse contexto. Milhões de informações aparecem atualmente na rede mundial de computadores, o que fazer diante de tanta informação? Esta é uma das tantas questões que discutiremos neste blog. 

O desenvolvimento tecnológico a que se chegou atualmente, confere à informação grande importância perante o homem. A velocidade com que se criam informações faz com que estejamos atentos às novas informações, ou seja, faz com que estejamos constantemente atualizados, o que não é uma tarefa tão fácil assim. O acesso à informação digital possibilita vantagens antes inexistentes. (FERNANDES et al., 2005). 

Os mesmos autores ainda afirmam “[...] o desenvolvimento tecnológico e a tecnificação do modo de vida do homem promove o progresso e a melhoria de sua condição, [...] também provoca problemas antes inexistentes para a natureza e para a sociedade”. (FERNANDES et al., 2005).
O desenvolvimento tecnológico promoveu a comunicação facilitada pelas mídias digitais e um novo modo de pensar e agir diante das informações encontradas em tais mídias. Os problemas, estes estão relatados no conto do Galeano. 

Convido a todos os interessados no assunto em participar das discussões que serão levantadas no blog. 



Boa leitura!


Fontes:

FERNANDES, Ângela Silva et al. Tecnologia e Comunicação. In: MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira (orgs.). Informação e Tecnologia: conceitos e recortes. Brasília: UNB, 2005. (Comunicação da Informação Digital, 1).

GALEANO, Eduardo. Breve História da Revolução Tecnológica. In: ______. Espelhos: uma história quase universal. Porto Alegre: L&PM, 2008. p. 331-332.

Nenhum comentário: