Nesse momento cabe responder a questão proposta por Le Coadic que serve de indagação à este blog: o que fazer diante da quantidade? Avaliar é a resposta.
“A Internet disponibiliza milhões de páginas de informações sendo necessário ‘selecionar’ para se extrair informação de qualidade.” (ALVIM, 2007, p. 1)
Não devemos tomar todas as informações como verídicas, confiáveis e de qualidade. No post anterior havia comentado sobre a avaliação de blogs por bibliotecas e professores com a finalidade de se trabalhar a leitura através dessa ferramenta.
Nesse sentido Alvim (2007, p. 1) comenta que “o papel das bibliotecas tem sido pioneiro, assim como o de alguns autores, em organizar e controlar a informação electrónica oferecida nos sítios Web, através de técnicas e métodos de avaliação.”
As facilidades de utilização e manutenção de blogs propiciam que qualquer indivíduo possa publicar, isto gera uma quantidade enorme de informações de variados assuntos, sendo que “não existem avaliações prévias do que é disponibilizado.” (TOMAÉL et al. , 2001, p. 3).
“A avaliação de sítios Web tornou-se uma necessidade imperiosa perante o universo desordenado da Internet. A capacidade de seleccionar informação com qualidade determina o êxito do indivíduo, no contexto da sociedade do conhecimento, e a qualidade da informação é determinada pela capacidade de satisfazer as necessidades de informação do indivíduo que a usa. “ (ALVIM, 2007, p. 3).
O objetivo deste post é enumerar alguns critérios que devem ser levados em consideração ao avaliar um blog. A avaliação deve analisar ”[...] tanto o conteúdo quanto a apresentação da informação”. (TOMAÉL, 2001, p. 4).
Sobre a forma, deve-se levar em consideração os seguintes aspectos:
- Identidade e objetivos: verificar se o tema principal é implícito no título, além disso é importante que o blog possua um tema que norteará seus objetivos;
- Identificação de autoria: o blog deve apresentar o(s) responsável(s), bem como identificar o tipo de autoria, se individual ou coletiva, institucional ou pessoal, e ainda informar o contato do responsável, a partir das informações sobre autoria, é interessante verificar se o autor possui credenciais para escrever sobre o assunto;
- Estrutura da página, layout e navegabilidade: verificar se a disponibilização das informações é feita de forma clara e limpa, se existe uma homogeneidade visual ou não, se possui links dentro dos posts que remetam a informações complementares e se possui um blogroll;
- Atualização: deve-se verificar a periodicidade dos posts, a data da última atualização, e a data de início do blog, pois é um indicativo de consolidação do blog;
- Recuperação da informação: é interessante que o blog apresente um arquivo dos posts anteriores, uma caixa de pesquisa, além de apresentar uma listagem de palavras-chave, pois facilitam a busca;
- Acessibilidade: analisar o tamanho da fonte, cor e efeitos da fonte se são bons para leitura, se há a inclusão de imagens e vídeos para ilustrar a leitura.
Quanto ao conteúdo, deve-se levar em consideração:
- Tipo de linguagem utilizada;
- Uso de referências e fontes citadas;
- Originalidade ou reimpressão de outros blogs/notícias;
- Qualidade da escrita;
- Comprometimento comercial, ideológico ou político;
- Existências de respostas do autor nos comentários.
A partir destes critérios é possível avaliar a maior ou menor qualidade de um blog, a avaliação pode ser feita através de uma pontuação, ou mesmo assinalando se os blogs possuem ou não os itens enumerados, de forma a prestar atenção, pois alguns itens diminuem a qualidade de um blog, como comprometimento comercial e ideológico, por exemplo.
Os critérios enumerados acima levaram em consideração a literatura da área (ALVIM, 2007; JIMÉNEZ HIDALGO; SALVADOR BRUNA, 2007; TOMÁEL et al., 2001).
Referências:
ALVIM, Luísa. A avaliação da qualidade de blogues. In: Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 9., 2007, Açores. Anais Eletrônicos... Açores: Universidade dos Açores, 2007. Disponível em: <http://badinfo.apbad.pt/Congresso9/COM105.pdf>.Acesso em: 29 ago. 2010.
JIMÉNEZ HIDALGO, Sonia. SALVADOR BRUNA, Javier. Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación. El profesional de la información, v. 16, n. 2, marzo-abril, 2007.
TOMAÉL, Maria Inês et al. Avaliação de fontes de informação na internet. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 1-13, 2001. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/293/216 >. Acesso em: 29 ago. 2010.