quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Em Pauta: Jornais Digitais Nacionais e o Serviço de Referência

O auxílio prestado pelo bibliotecário aos usuários da biblioteca é denominado como serviço de referência. Grogan (2001, p. 2) cita Samuel Rothstein para definir serviço de referência, como: “[...] a assistência pessoal prestada pelo bibliotecário aos leitores em busca de informações”.
Martins e Ribeiro (1972, p. 26) colocam como o principal objetivo do serviço de referência “[...] possibilitar a recuperação das informações que em algum lugar e sob alguma forma foram preservadas”.

            Com o uso de novas tecnologias o serviço de referência vem sofrendo algumas alterações, sejam elas, na busca/recuperação das informações, sejam através da forma do auxílio, podendo esta ser virtual. 

            Estas mesmas tecnologias tornam o usuário mais autônomo na busca, porém frente a gama infinita de informações disponibilizada na web, o usuário sente-se perdido neste turbilhão de informações, e o bibliotecário será (ou deveria ser) seu porto seguro. Sobre o papel do bibliotecário nesse processo Alves e Faqueti (2002, p. 11) explicam que:

O usuário já não necessita mais de ajuda para conduzir suas buscas na web. Todavia, ele necessita de orientação sobre como ele deverá conduzi-las, como selecionar a informação relevante as quais ele necessita.

 
Essa mesma idéia é defendida por Blattmann e Fragoso (2003), para as autoras é fundamental aos pesquisadores dirigirem-se sobretudo ao bibliotecário, a fim de localizar suas metas de procura e recuperação de leitura e informação, no mundo virtual.
 
Todas as tecnologias são ferramentas que auxiliam o profissional da informação, desse modo os jornais digitais nacionais são ferramentas que auxiliam o processo de referência. Tutorias sobre como acessar e fazer buscas nos jornais são mecanismos interessantes que podem ser disponibilizados pelas unidades de informação e facilitarão as buscas dos usuários.
            
       Normalmente os jornais possuem diversas seções, tais como: MUNDO, ECONOMIA, POLÍTICA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, entre outras. Desse modo, a diversidade de informações é imensa, dependendo da área da unidade de informação, o profissional responsável poderá fazer boletins diários com as principais notícias veiculadas em alguns jornais de circulação nacional e enviar aos interessados. 

   Poderá utilizar o twitter, caso a biblioteca possua um, ou mesmo poderá fazer um, para disponibilizar links de notícias que sejam interessantes ao contexto da instituição e seus usuários, desse modo, a medida que os jornais atualizam as notícias a biblioteca pode atualizar seus  twitter.

Cabe a cada unidade de informação estudar seus usuários e saber de que maneira estes preferem ser atualizados sobre notícias. As formas de interação e atualização são muitas atualmente. 

            A FOLHA DE SÃO PAULO é um jornal de importante circulação no país, fundado em 1921, é composto por diversos cadernos/sessões sobre assuntos dos mais diversos, sendo o primeiro jornal nacional a apresentar uma versão online. (FOLHA, 2010).


            Normalmente a procura por notícias em jornais não se dá entre jovens, sobre isso, saiu hoje uma notícia na sessão de tecnologia do jornal online FOLHA DE SÃO PAULO, que aborda a questão da busca de leitores jovens por parte dos jornais, sendo que os jornais online são a primeira investida nesse sentido. (JORNAIS, 2010).


REFERÊNCIAS:

ALVES, Maria Bernardete Martins; FAQUETTI, Marouva Fallgatter. Mudanças no serviço de referência, em bibliotecas universitárias, sob o impacto das novas tecnologias. IN: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12, 2002, Recife. Anais... Disponível em < http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/89.a.pdf >. Acesso em 11 nov. 2010.

BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO, Graça Maria. O zapear da informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.


FOLHA de São Paulo. Conheça a Folha. 2010. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/conheca/>. Acesso em: 11 nov. 2010.

GROGAN, D. J. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2001.

JORNAIS devem atrair jovens com versão on-line atrativa. Folha de São Paulo, São Paulo, 11 de nov. 2010. Tec. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/tec/829164-jornais-devem-atrair-jovens-com-versao-on-line-atrativa-diz-pesquisa.shtml>. Acesso em: 11 de nov. 2010.

MARTINS, M. G.; RIBEIRO, M. L. G. Serviço de referência e assistência aos leitores. Porto Alegre: UFRGS, 1972.


Nenhum comentário: