domingo, 7 de novembro de 2010

Em Pauta: Jornais Digitais Internacionais



Atualmente qualquer profissão que se preze necessita de profissionais que mantenham-se atualizados sobre diversos assuntos. No que tange ao profissional da informação, mais especificamente, ao bibliotecário, é quase uma ordem, que este mantenha atualizado com informações consistes e de qualidade, visto que este tem como objeto de trabalho a própria informação.


A atitude de um profissional da informação em manter-se atualizado com certeza irá refletir 
na coleção da instituição 
onde este profissional trabalha. 

Desse modo, os jornais digitais nacionais e internacionais tem importância no contexto de bibliotecas, visto que, são as fontes de informação mais confiáveis sobre determinados acontecimentos. A versão online de jornais de grande circulação muitas vezes apresenta conteúdos similares ao da versão impressa, porém sem custos, outro benefício deste material é a disponibilização no espaço virtual, ou seja, diversos usuários podem ter acesso ao mesmo material ao mesmo tempo, e a biblioteca não necessita estocar este material, o que poupa espaço, em tempos de abundância de informação.

        Fácil acesso, atualização, sem barreiras geográficas, sem custos.

          Com a finalidade de exemplicar um jornal digital internacional que poderá ser utilizado no contexto de uma unidade de informação, seguem algumas informações  (WIKIPEDIA, 2010) sobre o jornal EL PAIS:

  • jornal espanhol, fundado em 1976;
  • possui informações de âmbito internacional, de cultura e de economia, e sobre a Espanha; 
  •  na década de 1990 oferece a versão digital; 
  • a versão digital possui uma versão nacional e uma versão global;

      Nesta semana foi noticiado na sessão de Tecnologia no jornal El Pais em sua verão digital global, uma notícia sobre a privacidade de dados dos internautas. Este tema tem constantemente aparecido na mídia, diversas utilizações de dados pessoais ilegais aconteceram ultimamente, e isso assusta e faz com que autoridades busquem uma legislação sobre isto. Desse modo, uma consulta pública será feita na União Européia para saber a opinão das pessoas sobre a privacidade dos dados. (EUROPA, 2010).

     O que esta notícia  tem a ver 
com uma unidade de informação? 
 
     O poder das informações nesta Era é de tanta valia que as unidades de informação devem estar atentas a notícias como esta, que tornam o internauta detentor de "suas" informações, esta atitude trará benefícios ao mundo digital.



REFERÊNCIAS:

EUROPA quiere regular el "derecho al olvido". El Pais, Barcelona, 05 nov.2010. Tecnologia, CiberP@is. Disponível em: <http://www.elpais.com/articulo/tecnologia/Europa/quiere/regular/derecho/olvido/elpeputec/20101105elpeputec_1/Tes>. Acesso em: 07 nov. 2010.

WIKEPEDIA. El Pais. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Pa%C3%ADs_%28Espanha%29>.  Acesso em: 07 out. 2010.




Nenhum comentário: