segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Em Pauta: Redes Sociais e o Acesso à Informação

Realmente não sou a pessoa mais indicada para falar sobre redes sociais, por não fazer parte de nenhuma rede social virtual. Mas não nego a importância do uso de redes sociais para o acesso à informação. Para entender o processo de redes sociais, segue explicação de Recuero (2007, p. 2):

Uma rede é definida como um conjunto de nós conectados por arestas. Assim, uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões, compreendendo uma estrutura de grupo.

As redes sociais virtuais são mediadas por computador. Assim como as relações no mundo real oferecem e difundem informações de alguma maneira, as relações tecidas no mundo virtual também são geradoras e propagadoras de informações, dos mais diversos tipos.

O formato de estabelecimento das teias, ou seja, relações, conexões é um ponto interessante, em vista de que, as conexões se formam a partir de interesses em comum. A formação de comunidades em torno de um assunto do mesmo interesse faz com que essa rede seja no seu conjunto uma autoridade no assunto tratado.

Por esse motivo, interesses em comum, as redes sociais podem ser uma importante ferramenta para a troca de informações e experiências profissionais. Ao fazer parte de comunidades que tenham os mesmos interesses profissionais, as trocas de informações que ocorrem nestes ambientes proporcionam discussões proveitosas em torno de interesses profissionais e podem ser esclarecedoras de dúvidas rotineiras do ambiente profissional.

Amaral (2006) comenta que as redes virtuais tem um formato horizontal de comunicação, ou seja, a comunicação ocorre de uma forma descentralizada, sem nenhum tipo de subordinação, além disso, o fluxo de informação ocorre em diversas direções, e qualquer membro da rede está apto a colocar uma informação em circulação.

Sobre a difusão e circulação de informações em redes sociais, onde o capital social é justamente a informação, Recuero (2007, p. 12) faz a seguinte colocação: “Estar em tais redes é poder usufruir de informação que é divulgada nas mesmas e, mais do que isso, poder usufruir da informação que o pertencimento proporciona, que auxiliará na construção da identidade.”

As distintas utilidades de uma rede social podem ser melhor visualizadas no vídeo abaixo, notem que todas as situações tem as informações presentes nas redes como fator princial:


 


Quanto a circulação de informações em redes sociais é importante o cuidado com informações falsas! Filtrar as informações que se recebe a partir de uma rede social é fundamental para o processo de conhecimento. Um caso que ganhou repercussão este ano, “CALA BOCA GALVÃO” e vinculou informações falsas, com o intuito de fazer uma brincadeira, é um exemplo da disseminação de informações falsas através das redes sociais.
 

Dentre as redes que ultimamente mais tem contribuído com a circulação e difusão de informações, está o Twitter. Porém a relevância e pertinência destas informações é um outro ponto tratado por Recuero (2009):

O Twitter só se torna relevante se as pessoas o utilizarem para dar informações relevantes. Isso está acontecendo com sua adoção por redações de jornal e jornalistas, experts em determinados assuntos. [...] A questão da relevância é dada pela dinâmica de seguidores/seguidos. Assim, a própria rede atua como filtro, auxiliando os indivíduos a ter acesso àquilo que é considerado importante.

A facilidade com que as pessoas se expõem nas redes sociais é uma questão que me deixa perplexa. Alguém que tenha uma conta no Orkut, Facebook e Twitter, por menos que coloque informações pessoais, mesmo assim, é muito fácil traçar uma pequena biografia, com características desta pessoa, lugares que freqüenta, amigos que possui, assuntos que se interessa, uma pequena análise de conteúdo é necessária para isso.

Recuero (2009) expõe sobre a questão da privacidade e redes sociais:

[...] parece que o maior risco para a privacidade está nos “rastros” que são deixados pelos atores enquanto utilizam essas redes e enquanto expõem questões pessoais na internet. Pouca gente percebe que há um caráter de permanência nessas interações, que poderão ficar na rede por muito tempo. Mas, de certa forma, parece-me que há uma maior conscientização desse poder e que as pessoas estão um pouco mais preocupadas com as questões da privacidade.

De todo modo, são informações circulando, estas informações podem ser utilizadas de forma a serem proveitosas para quem publica ou não. Sabe-se que muitas empresas tem-se utilizado de mecanismos para conhecer seus candidatos a vagas por meio de redes sociais.

A inclusão digital que tem ocorrido a partir do uso de redes sociais é um fenômeno e deve ser levado em conta na disseminação de informações, pois muitas pessoas valem-se, somente, de informações propagadas pelas redes sociais.
 
Fica a diga do blog de Raquel Recuero, pesquisadora interessada no tema de Redes Sociais e fluxos de informações resultantes deste processo. 


REFERÊNCAIS:

AMARAL, Vivianne. Redes: uma nova forma de atuar. [200?]. Disponível em: <http://www.zonadigital.com.br/redes/newsredes.asp?select=512>. Acesso em: 29 nov. 2010.

RECUERO, Raquel. Considerações sobre a Difusão de Informações em Redes Sociais na Internet. In:  CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO SUL, 8., 2007, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2007/resumos/R0464-1.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2010.

RECUERO, Raquel. O suporte da internet mudou o processo social. Revista do Instituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo, ano 9, abr. 2009. Entrevistado por Patricia Fachin. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2500&secao=290>. Acesso em: 29 nov. 2010.

Nenhum comentário: